O Serviço Educativo do Castelo de S. Jorge disponibiliza vários programas de actividades que têm por objectivo estimular a compreensão de diversos aspectos de continuidade espacio-temporal do património do Castelo de S. Jorge, proporcionando leituras temáticas da história, dos espaços, das personagens, dos episódios e dos saberes que se foram acumulando ao longo dos tempos, promovendo o gosto pelo conhecimento histórico e pela valorização do património cultural enquanto factor de desenvolvimento humano.

Programa de atividades desenvolvidas de acordo com os objetivos preconizados nos programas escolares em vigor para cada ano/ciclo.

Outubro a Maio | 2ª a 6ª feira | 10h30 e 14h30 | Preço 2,5 € | Atividades com marcação prévia | Participantes: min. 15 máx. 25

I – À Descoberta do Castelo
Visita orientada ao Castelejo, ao Sítio Arqueológico e à Exposição Permanente proporcionando uma leitura e uma relação de proximidade do visitante com o património e a história do Castelo de S. Jorge, descodificando os espaços e relacionando-os com as vivências de outrora.
Grupos escolares do 1º, 2º e 3º Ciclo | Duração 1h30

II – Histórias que Deixou quem por aqui passou
Visita temática com animação.

No tempo de D. Afonso Henriques
Tendo por base um encontro casual de D. Afonso Henriques com D. Teresa no Castelo de S. Jorge, desenrola-se um diálogo acalorado entre ambos em torno de alguns dos factos mais importantes do reinado de D. Afonso Henriques que foram determinantes para a construção do reino de Portugal. As divergências antigas que opuseram ambos e que ficaram registadas nos anais da história de Portugal são interpretadas no sentido de dar a conhecer os aspetos mais importantes da vida do primeiro rei de Portugal, cuja ação ficou diretamente ligada à história de Lisboa pelo aparatoso cerco que promoveu e pela conquista de Lisboa aos muçulmanos.
Grupos escolares do 1º (4º ano) e 2º Ciclo | Duração 1h30

Pop-up Castelo
A história de Lisboa e do Castelo de S. Jorge contada em redor de um livro mágico! Páginas gigantes cheias de surpresas para descobrir personagens e acontecimentos desde a chegada dos fenícios até à conquista de Lisboa.
Pré-escolar (5 anos) e 1º Ciclo | Duração 1h00

III – Oficinas de História
Visitas temáticas com atelier para públicos escolares desde o Pré-escolar (5 anos) ao 3º Ciclo (7º ano).

O que é um castelo?
Quando é que se começaram a fazer? Como eram construídos? Para que é que serviam? Porque deixaram de se fazer? São muitas coisas para saber acerca dos castelos para poder desenhar e construir um…
Pré-escolar (5 anos) | Duração 1h30

Por que é que os castelos são difíceis de conquistar?
O fabuloso mundo dos castelos explorado numa visita ao Castelejo seguida de um atelier jogo onde se testam algumas das potencialidades defensivas da arquitetura dos castelos.
Grupos escolares do 1º e 2º Ciclo | Duração 1h30

Pela história vou, saber quem sou!
Quem sou eu ou quem somos nós serão perguntas que um castelo poderá ajudar a responder? Seremos nome, altura ou data de nascimento ou a nossa Identidade vai além de um Cartão de Cidadão?
Vamos explorar figuras históricas e episódios da História que nos ajudem a responder ou a fazer mais perguntas. Será que o D. Afonso Henriques foi sempre o mesmo ao longo da sua vida? E se mudarmos de sítio deixamos de ser as mesmas pessoas?
Percorrendo a Idade Média portuguesa perceberemos como a Identidade de uma cidade, ou de uma sociedade, muda ao longo do tempo. Como se formará a Identidade por cima de algo que já existe? A História ajuda a refletir sobre questões chave de uma identidade em mudança e a tecer o futuro no rasto do passado.
Mas… E os outros? Será que fazem parte de mim?
Grupos escolares do 2º Ciclo | Duração 1h30

..