ABERTURA DO FIMFA LX 19

O primeiro dia do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas decorre este ano no Castelo de S. Jorge.

As Marionetas Gigantes de Moçambique apresentam-se pela primeira vez em Lisboa, com um desfile de marionetas gigantes e percussão.

A companhia espanhola Laitrum Teatre apresenta cinco monumentais obras de Shakespeare em micro teatros, com uma particularidade especial, neste caso é o espetador quem faz o espetáculo recorrendo a objetos.

Os Cabeçudos com Twist voltam ao FIMFA no âmbito da parceria entre a Escola Artística António Arroio e A Tarumba para Formação em Contexto de Trabalho em que as ideias dos alunos do 12º F ganharam forma com os loucos anos 20 como tema!

E, para contribuir para um final de tarde singular, os Nudes da companhia inglesa Natural Theatre Company vão ‘apimentar’ o ambiente… entre outras surpresas inesperadas!

O BAZAR E AS SUAS… 
MARIONETAS GIGANTES DE MOÇAMBIQUE (MOÇAMBIQUE)

9 MAIO – 19.00
10, 11 e 12 MAIO – 16.00 e 18.00
todas as idades | bilhete Castelo de S. Jorge
 

A companhia “Marionetas Gigantes de Moçambique” é constituída por um grupo de jovens artistas moçambicanos dedicado à apresentação de espetáculos de rua e à construção de cabeçudos, máscaras e marionetas gigantes, com a missão de ocupar o espaço público em celebrações culturais que refletem sobre questões mais profundas da sociedade moçambicana.

O espetáculo aborda o quotidiano da vida nos mercados, para falar de amor, das dificuldades do dia-a-dia e dos problemas da sociedade atual, tais como a corrupção, a falta de assitência a pessoas com deficiência, as desigualdades sociais e de acesso às necessidades básicas.

MICRO-SHAKESPEARE 
LAITRUM TEATRE (ESPANHA)

9 MAIO – das 18.00 às 21.00
M/7 | bilhete Castelo de S. Jorge 

Teatro de objetos interativo: um espetáculo difícil de explicar, mas muito divertido de interpretar!

Laitrum Teatre condensou cinco monumentais obras de Shakespeare em peças de 8 minutos… para cinco teatros em miniatura, concebidos como pequenas obras de arte. Em cada palco é representada uma peça diferente de Shakespeare: “Hamlet”, “Macbeth”, “Romeu e Julieta”, “A Tempestade” e “Sonho de uma Noite de Verão”.

Micro-Shakespeare oferece ao público um prazer sensorial: colocar-se na pele de um ator e manipulador de objetos, perceber o que se pode sentir neste papel. Cada um ocupa o seu lugar num destes teatros, seja como intérprete ou como espetador. Neste caso, é o espetador quem faz o espetáculo! Um espetáculo do público para o público!

CABEÇUDOS COM TWIST 
A TARUMBA – TEATRO DE MARIONETAS (PORTUGAL)

9 MAIO – das 18.30 às 20.30
todas as idades | bilhete Castelo de S. Jorge 

Cheios de Twist e com muita pinta,
que equipa tão distinta!
Estão prontos para fimfar,
sem parar, sem parar,
mas sempre com muita classe!

Os Cabeçudos com Twist voltam ao FIMFA!

NUDES 
NATURAL THEATRE COMPANY (REINO UNIDO)

9 MAIO – das 19.00 às 21.00
M/7 | bilhete Castelo de S. Jorge 

Polidos. Gentis. Sofisticados. Finos. Nus? Despidos? A sério? 

A destemida e reputada companhia britânica Natural Theatre Company visita-nos com os seus impressionantes Nudes, um grupo de personagens da classe alta inglesa, cheias de charme e glamour, que vêm conhecer o Castelo de S. Jorge. Mas atenção, eles não sabem que estão nus!

Interativos, cheios de humor e sempre muito ‘naturais, estes ‘Nudes’ são (quase) como a natureza os criou…

Um dos maiores clássicos desta companhia, que tem feito espetáculos ‘nus’ por todo o mundo e que celebra 50 anos em 2019!

FIMFA LX 19

..