Concertos de Natal Comentados – Concerto I

Desde sempre que os compositores dedicaram à infância e à juventude parte das suas obras, tanto com um carácter didáctico e pedagógico, como um auto-reviver do que outrora foram.
Nas obras de Bach, Beethoven e Clementi, aqui apresentadas encontramos estas duas facetas: Bach escreveu dezenas de pequenas peças destinadas a executantes em fase de iniciação, mas que, pela sua qualidade e beleza, se tornaram conhecidas do grande público; Beethoven, nesta sonata de carácter jovial, mas de grande maturidade musical e pianística reencontra e relembra a sua juventude, enquanto Clementi, compõe esta famosa sonatina especialmente para pianistas jovens no início dos seus estudos.
Mas é na obra central deste programa que estas duas facetas se cruzam. O livro de Maria Frederica, de Frederico de Freitas, é composto por 36 pequenas peças, aparentemente infantis, mas que revelam a grande maturidade do compositor. Neste programa são apresentadas apenas 18, combinadas de forma a contarem uma história ou pequenos momentos de um dia passado com Maria Frederica.

Concertos de Natal Comentados – Concerto I
Concerto I
16 de dezembro, quinta-feira
16h00
M/6
Sala Ogival – Castelo de São Jorge
Entrada incluída no Bilhete Castelo de São Jorge
(Entrada gratuita para residentes no Concelho de Lisboa)
Mediante lotação da sala

Piano: João Lucena e Vale

Repertório:
Bach, J.S, 8 pequenas peças (Minuetes, Marchas, Prelúdios e Musettes)
Beethoven, L.van, Sonata op.49, nº2, em Sol M
Clementi, M., Sonatina nº1, op.36 em Dó M
Frederico de Freitas, “O livro de Maria Frederica (excertos)”

..