Concertos de Natal Comentados – Concerto II

Depois de oito pequenas peças de Bach dedicadas a um público mais jovem, o concerto continua com o mais conhecido e universal tema de Mozart: as Variações “Ah vous dirai-je, maman”. Ao longo de doze variações, Mozart explora todas as potencialidades do piano, num registo virtuoso, mas sem nunca deixar de fazer sobressair o carácter puro e a simplicidade do tema principal.
Os animais são a inspiração para a obra de Francisco de Lacerda. Composta no início do século XX, a obra está repleta de imagens e evocações, umas vezes humorísticas, outras sonhadoras e quase irreais, refletindo as correntes estéticas da época, fazendo com que a sua audição seja uma surpresa constante e um desafio à imaginação.
Contemporâneo e amigo de Francisco de Lacerda, Decbussy também se debruçou sobre o tema da infância, dedicando o Children´s Corner à sua filha. As duas obras hoje interpretadas são as mais conhecidas e fecham este pequeno ciclo do compositor francês.
O concerto termina com 3 pequenas peças de Prokofieff, compositor sobejamente conhecido do público mais jovem pela sua versão sinfónica d’”O Pedro e o lobo”. Outra obra que o compositor dedicou aos mais jovens é o seu op.65, “Música para Crianças”, do qual fazem parte estes 3 divertidos momentos musicais.

Concerto II
17 de dezembro, sexta-feira
16h00
M/6
Sala Ogival – Castelo de São Jorge
Entrada incluída no Bilhete Castelo de São Jorge
(Entrada gratuita para residentes no Concelho de Lisboa)
Mediante lotação da sala

Piano: João Lucena e Vale

Repertório:
Bach, J.S., 8 pequenas peças (Minuetes, Marchas, Prelúdios e Musettes)
Mozart, W.A. Variações “Ah vous dirais-je, maman”, K.265
Francisco de Lacerda (1869-1934) “36 Histórias para entreter os filhos de um artista” (excertos)
Debussy, C., “The little shepherd”, Golliwogg’s Cake Walk
Prokofieff, S. “Tarantela, Marcha e Cortejo dos gafanhotos”

..