DANÇAS E MÚSICA NO PAÇO – SÉCULO XV

SÉCULO XV
16 JUN | 21 JUL | 18 AGO

Século XV, período de formação e sedimentação da língua portuguesa, com Fernão Lopes e Sá de Miranda em plano de destaque e com a tradição trovadoresca em pano de fundo. Lentamente, o idioma vai-se libertando do latim, pois até já os documentos oficiais ou vernáculos dispensam a língua de Virgílio e de Ovídio para passarem a ser escritos e lidos em voz alta no português do tempo das caravelas.

A poesia, é o seu veículo mais primoroso.

Ao mesmo tempo, a dança afirma-se cada vez mais, assente na eterna tradição popular e na pujante cultura cortesã. A união entre ambas – voz e corpo – era inevitável.

Eis, pois, a palavra e a dança do século XV acompanhadas por instrumentos de ‘música alta’ tais como a sacabuxa, a charamela/gaita e percussão.

DOMINGOS EM FAMÍLIA | DANÇAS E MÚSICA NO PAÇO
POESIA E DANÇA – SÉCULOS XV A XVII
A voz e o corpo. O som e o movimento.
11.00 | M/5 | bilhete Castelo S. Jorge
ASSOCIAÇÃO DANÇAS COM HISTÓRIA E DOLCIMELLO

No princípio era o verbo. Depois veio o corpo. A palavra e o gesto. E assim se fez a dança. Impossível separar aquilo que a Natureza uniu. A Associação Danças com História e Dolcimello trazem ao Castelo de S. Jorge um conjunto de danças históricas assentes no que de melhor a nossa literatura produziu nos séculos XV, XVI e XVII…

..