Pôr do Sol no Castelo – Duo Cordas Latinas

O pôr do sol no Castelo de S. Jorge é especial. No Verão, nada melhor do que assistir a este pôr do sol ao som de boa música. Em julho e agosto, o Castelo apresenta a segunda edição deste programa musical, apostando numa maior diversidade de géneros musicais e na música portuguesa, passando pelo jazz, world music, smooth jazz, funky, soul, pop. O programa acontece às sextas-feiras, num pôr do sol descontraído, com uma fabulosa vista sobre a cidade.

PÔR DO SOL NO CASTELO
Sextas-feiras
16 julho – Duo Cordas Latinas
19h00 | M/6
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
Levantamento de bilhetes no próprio dia, no limite de dois por pessoa.
Não há reservas.

música

Duo Cordas Latinas – Paulo Vaz de Carvalho e Marco Pereira

Traduttore traditore é a expressão corrente da ambição de, na tradução, comunicar a ideia sem desfigurar a forma ou de cumprir a forma sem diluir a ideia.
O programa de hoje, constituído mormente por transcrições para violoncelo e guitarra, partilha dessa ambição: trazer aos intérpretes e ouvintes a fruição da música original com ajustamento a certos limites técnicos destes dois instrumentos que, por sua vez, trazem à escrita original virtualidades imprevistas. Neste quadro oferecemos versões de obras vindas dos séculos XVIII, XIX e XX, sendo algumas de autores portugueses, e de diversas formações instrumentais:
De Pietro Boni, a Sonata para violoncelo e baixo contínuo; de Franz Schubert, a Sonata Arpeggione, escrita para arpeggione e piano. De Enrique Granados, Danza Andaluza e, de António Fragoso, o Nocturno, ambos escritos para piano; de Ástor Piazzolla a Histoire du Tango e de Fernando Lopes Graça, as Nove Melodias Rústicas, ambas originais para flauta e guitarra; de Carlos Paredes, Verdes Anos, para guitarra portuguesa e viola.

Marco Pereira, violoncelo
Paulo Vaz de Carvalho, guitarra

..