Por entre as muralhas do Castelo

Construídos de raiz ou a partir de estruturas e materiais pré-existentes, os castelos medievais representam os principais esforços militares para a defesa do reino. Monumentos altamente compósitos, as fortificações e suas cercas urbanas revelam princípios arquitetónicos específicos e sentidos táticos diversos.

Escalando as cortinas de muralha do Castelo S. Jorge, seguindo pelo seu adarve, subindo pelas suas torres e espreitando pelas suas ameias, iremos procurar os elementos morfológicos dos castelos ibéricos, as suas características e especificidades, assim como as marcas das suas sucessivas e complexas reutilizações.

Com Inês Meira Araújo, Castelo de S. Jorge / EGEAC (historiadora de arte)

TERTÚLIAS DE INVERNO | OLHARES INVULGARES SOBRE O CASTELO DE LISBOA
10 NOV, 8 DEZ, 12 JAN (2020) e 9 FEV (2020) | 2º DOMINGO DO MÊS | 16.00

Uma abordagem singular do património do Castelo de S. Jorge e da sua envolvente, de descoberta de outros patrimónios que raramente são abordados, quer por as suas evidências dificilmente serem descodificadas sem o contributo de especialistas, ou por simplesmente não lhes darmos importância como objetos culturais. Quatro visitas de exploração orientadas por especialistas que nos mostram outras perspetivas do Castelo de S. Jorge e da sua relação com a cidade.

GRATUITO mediante inscrição
info@castelodesaojorge.pt | +351 218 800 620
Encontro junto da estátua de D. Afonso Henriques

..