Concertos de Natal Comentados – Concerto I

Desde sempre que os compositores dedicaram à infância e à juventude parte das suas obras, tanto com um carácter didáctico e pedagógico, como um auto-reviver do que outrora foram.
Nas obras de Bach, Beethoven e Clementi, aqui apresentadas encontramos estas duas facetas: Bach escreveu dezenas de pequenas peças destinadas a executantes em fase de iniciação, mas que, pela sua qualidade e beleza, se tornaram conhecidas do grande público; Beethoven, nesta sonata de carácter jovial, mas de grande maturidade musical e pianística reencontra e relembra a sua juventude, enquanto Clementi, compõe esta famosa sonatina especialmente para pianistas jovens no início dos seus estudos.
Mas é na obra central deste programa que estas duas facetas se cruzam. O livro de Maria Frederica, de Frederico de Freitas, é composto por 36 pequenas peças, aparentemente infantis, mas que revelam a grande maturidade do compositor. Neste programa são apresentadas apenas 18, combinadas de forma a contarem uma história ou pequenos momentos de um dia passado com Maria Frederica.

Concertos de Natal Comentados – Concerto I
Concerto I
16 de dezembro, quinta-feira
16h00
M/6
Sala Ogival – Castelo de São Jorge
Entrada incluída no Bilhete Castelo de São Jorge
(Entrada gratuita para residentes no Concelho de Lisboa)
Mediante lotação da sala

Piano: João Lucena e Vale

Repertório:
Bach, J.S, 8 pequenas peças (Minuetes, Marchas, Prelúdios e Musettes)
Beethoven, L.van, Sonata op.49, nº2, em Sol M
Clementi, M., Sonatina nº1, op.36 em Dó M
Frederico de Freitas, “O livro de Maria Frederica (excertos)”

Este evento está sujeito ao cumprimento das normas da DGS em vigor. Entrada sujeita a lotação da sala, e mediante apresentação de Certificado Digital COVID da UE/Comprovativo de vacinação que ateste o esquema vacinal completo, há pelo menos 14 dias, com uma vacina contra a COVID-19 ou comprovativo de realização laboratorial de teste com resultado negativo (Antigénio 48h ou PCR 72 horas).

This event is subject to compliance with current DGS regulations. Entry subject to room capacity, and upon presenting valid EU Digital COVID Certificate/Proof of vaccination scheme completed at least 14 days prior, with one vaccine against COVID-19, or proof of a negative laboratorial test (Antigen 48h or PCR 72h).

..