Concertos de Natal Comentados – Concerto II

Depois de oito pequenas peças de Bach dedicadas a um público mais jovem, o concerto continua com o mais conhecido e universal tema de Mozart: as Variações “Ah vous dirai-je, maman”. Ao longo de doze variações, Mozart explora todas as potencialidades do piano, num registo virtuoso, mas sem nunca deixar de fazer sobressair o carácter puro e a simplicidade do tema principal.
Os animais são a inspiração para a obra de Francisco de Lacerda. Composta no início do século XX, a obra está repleta de imagens e evocações, umas vezes humorísticas, outras sonhadoras e quase irreais, refletindo as correntes estéticas da época, fazendo com que a sua audição seja uma surpresa constante e um desafio à imaginação.
Contemporâneo e amigo de Francisco de Lacerda, Decbussy também se debruçou sobre o tema da infância, dedicando o Children´s Corner à sua filha. As duas obras hoje interpretadas são as mais conhecidas e fecham este pequeno ciclo do compositor francês.
O concerto termina com 3 pequenas peças de Prokofieff, compositor sobejamente conhecido do público mais jovem pela sua versão sinfónica d’”O Pedro e o lobo”. Outra obra que o compositor dedicou aos mais jovens é o seu op.65, “Música para Crianças”, do qual fazem parte estes 3 divertidos momentos musicais.

Concerto II
17 de dezembro, sexta-feira
16h00
M/6
Sala Ogival – Castelo de São Jorge
Entrada incluída no Bilhete Castelo de São Jorge
(Entrada gratuita para residentes no Concelho de Lisboa)
Mediante lotação da sala

Piano: João Lucena e Vale

Repertório:
Bach, J.S., 8 pequenas peças (Minuetes, Marchas, Prelúdios e Musettes)
Mozart, W.A. Variações “Ah vous dirais-je, maman”, K.265
Francisco de Lacerda (1869-1934) “36 Histórias para entreter os filhos de um artista” (excertos)
Debussy, C., “The little shepherd”, Golliwogg’s Cake Walk
Prokofieff, S. “Tarantela, Marcha e Cortejo dos gafanhotos”

Este evento está sujeito ao cumprimento das normas da DGS em vigor. Entrada sujeita a lotação da sala, e mediante apresentação de Certificado Digital COVID da UE/Comprovativo de vacinação que ateste o esquema vacinal completo, há pelo menos 14 dias, com uma vacina contra a COVID-19 ou comprovativo de realização laboratorial de teste com resultado negativo (Antigénio 48h ou PCR 72 horas).

This event is subject to compliance with current DGS regulations. Entry subject to room capacity, and upon presenting valid EU Digital COVID Certificate/Proof of vaccination scheme completed at least 14 days prior, with one vaccine against COVID-19, or proof of a negative laboratorial test (Antigen 48h or PCR 72h).

..