
Danças de Corte no Castelo – Século XVII
O Castelo de São Jorge convida os seus visitantes a vivenciar as festas da corte nos séculos XV, XVI e XVII, onde a dança estava destinada a tornar-se espetáculo!
Num conjunto de recriações históricas que visam demonstrar a dança, a música e a palavra destas três eras distintas, a Associação Danças com História irá demonstrar as várias artes contextualizadas nas conjunturas sociais, políticas e culturais de cada época.
8 junho – 11h – O Século XVII com Francisco Manuel de Melos
Nas festas palacianas de outros tempos, a nobre arte da dança sobreviveu como privilégio da fidalguia. D. Francisco Manuel de Melo, fiel a essa tradição, trouxe para o reino a Ópera Ballet e, em seu famoso Auto do Fidalgo Aprendiz, retratou o esforço de um fidalgo para dominar essa arte. Embora, no final do século XVII, a nobreza lusitana se voltasse para a tauromaquia, as danças mouriscas e folias continuavam a ser um habitual prelúdio às touradas.
13 abril, 14 setembro – 11h – O Século XV com Gil Vicente
11 maio, 12 outubro – 11h – O Século XVI com Camões
8 junho – 11h – O Século XVII com Francisco Manuel de Melo
11h | Duração aproximada de 1h
M/4 | sem marcação | incluído no Bilhete de entrada no Castelo
Demonstração e encenação histórica
Parceiro: Associação Danças com História
NOTA: A atividade realiza-se ao ar livre e poderá estar sujeita às condições meteorológicas. Em caso de fenómenos meteorológicos extremos, a programação poderá ser ajustada.