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Escolas
Educação

Projetos

ESTÓRIAS DA HISTÓRIA DO CASTELO

O projeto Estórias da História do Castelo é uma ação conjunta do Castelo de São Jorge e a Escola EB1 do
Castelo e tem como principais objetivos promover a criatividade, a elaboração de histórias coletivas, o
desenvolvimento do vocabulário, da escrita e, em simultâneo, a exploração da História de Portugal junto de uma turma de 2o ano.

O projeto surge da vontade de aprofundar e potencializar o contato direto entre os alunos e o monumento, tornando-o num espaço de aprendizagem contínuo, além sala de aula.

Este trabalho multidisciplinar visa os conteúdos do programa curricular que se complementam e veiculam através da mediação cultural e patrimonial.

É através de uma atenta monitorização da evolução dos alunos e do planeamento conjunto entre as duas instituições, que se traça o plano pedagógico que explora conteúdos das diferentes disciplinas do programa à luz do património edificado, natural e histórico do Castelo de São Jorge.

Neste projeto cabem todas as disciplinas lecionadas, valores de cidadania e as histórias do castelo, contadas pelos alunos que acompanham a sua evolução através da criação de um livro da sua autoria, intitulado “Estórias da História do Castelo”.

DANÇAR AMEIAS

Dançar Ameias trata-se de um projeto promovido pelo Castelo de São Jorge que surge no âmbito da preparação da Bienal da Arte e Educação, a realizar-se em 2023. Define-se enquanto um projeto de continuidade multidisciplinar e de ação conjunta entre o monumento Castelo de São Jorge, a Escola Superior de Dança e a Escola da Voz do Operário.

Com o principal objetivo de desenvolver e estreitar ligações entre a educação patrimonial, a criatividade artística e as competências curriculares junto de alunos de licenciatura do curso de dança e de uma turma de 1o Ciclo.

Embora se identifique enquanto um projeto de equipa, que visará diferentes disciplinas, estas partilharão e articularão os seus eixos estruturantes: a fruição artística; o desenvolvimento curricular; a criação de sentimento pertença para com o monumento; o desenvolvimento de competências profissionais junto dos alunos da Escola Superior de Dança; a estimulação a sensibilização para com a salvaguarda do património e o desenvolvimento de uma visão ampla, livre e criativa.

Intitula-se Dançar Ameias porque o Património, as Artes e a Educação são áreas que se complementam, fundem e se enriquecem encontrando o seu espaço de partilha neste projeto.

DESCOLA

O DESCOLA é um projeto de intervenção estratégica do município de Lisboa na relação entre a cultura e a educação. Dirige-se ao público escolar e envolve os agentes culturais municipais, entre museus, teatros, arquivos e bibliotecas, na valorização da dimensão educativa do património cultural e artístico da cidade, fazendo-o chegar a todos, e ao longo da vida, como fonte de inspiração e sentido de pertença.

As atividades propostas no DESCOLA têm o Perfil do Aluno do séc. XXI e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável como referência, e o património cultural e artístico de Lisboa como campo de pesquisa, de questionamento e criatividade. O projeto segue quatro linhas orientadoras:

  1. Promover experiências significativas a partir do património cultural de Lisboa;
  2. Dinamizar a relação entre as escolas e os equipamentos culturais;
  3. Dar voz e responsabilidade aos alunos;
  4. Alimentar ecossistemas de aprendizagem.

O Castelo de São Jorge, é uma entidade integrante do projeto DESCOLA que organiza atividades educativas de acordo com a sua missão.

PASSAPORTE ESCOLAR

O Passaporte Escolar é um programa da Câmara Municipal de Lisboa destinado aos alunos de Pré-Escolar e Ensino Básico da rede pública, que pretende promover: a educação não formal, uma oferta educativa alargada e diversificada e contribuir para a formação de cidadãos conscientes e informados. Assente em quatro áreas – educação científica e ambiental, educação desportiva, educação cultural e a educação cívica – o programa visa aprofundar os conhecimentos dos alunos, através de visitas de estudo. Em cada visita, o aluno apresenta o seu Passaporte Escolar que é carimbado com a indicação do local visitado. Ao concluir o 1.o CEB e o ciclo letivo do ensino pré-Escolar, o aluno deverá ter o registo do seu percurso na educação não formal, em Lisboa.

A participação das escolas neste programa é gratuita e o transporte das crianças e professores é assegurado pela Câmara Municipal de Lisboa.

O Castelo de São Jorge, é uma entidade integrante do projeto que disponibiliza atividades incluídas neste programa:

  • Explorando formas e feitios – O que é um Castelo? (Pré-Escolar)
  • Muralhas, ameias e torreões: Um Castelo a Descobrir (1o Ciclo)
  • Pela História vou…saber quem sou! (2o Ciclo);
  • A Alcáçova de Lisboa: Cultura e quotidianos no Al-Andalus (3o Ciclo)