O Bilhete Oferece
A entrada no Castelo de São Jorge, para além da possibilidade de percorrer toda a área monumentalizada e os jardins deste monumento nacional, sem qualquer limite de tempo, dentro do horário de funcionamento, inclui visitas guiadas, de 15/20 minutos em português e inglês no Núcleo Museológico, no Núcleo Arqueológico, na Câmara Escura/ Periscópio e em diversos pontos do Castelo.
Consulte a agenda do Castelo para ver a oferta diária.
Núcleo Arqueológico
Visita orientada aos vestígios arqueológicos identificados dentro das muralhas do Castelo que testemunham três períodos significativos da história de Lisboa: as primeiras estruturas habitacionais do século VII a.C.; as casas e ruas de meados do século XI, de época islâmica; e os vestígios da última habitação palatina – o Palácio dos Condes de Santiago – destruído pelo Terramoto de 1755.
Câmara Escura
Visita de descoberta da cidade de Lisboa através de um periscópio que permite examinar a cidade em tempo real, num olhar que percorre 360º.
O Periscópio/Câmara Escura é um sistema ótico de lentes e espelhos que permite observar minuciosamente a cidade em tempo real, os seus monumentos e zonas mais emblemáticas, o rio e a cidade de Lisboa, num olhar que percorre 360º.
O equipamento está instalado numa das torres mais emblemáticas do Castelo de São Jorge, designada, hoje, por Torre de Ulisses, outrora, por Torre do Tombo, onde desde o século XIV ao século XVIII se arquivavam os documentos mais importantes do reino de Portugal.
Núcleo Museológico
Coleção visitável constituída por um acervo de objetos encontrados na zona da alcáçova (Núcleo Arqueológico do Castelo e no Bairro do Castelo), proporcionando a descoberta das múltiplas culturas e vivências que desde o século VII a.C. ao século XVIII foram contribuindo para a construção da Lisboa da atualidade, com particular destaque para o período islâmico do século XI-XII.