Skip to main content
Escolas
Educação - Conteúdo Pedagógico

São Jorge

O castelo de Lisboa está dedicado a São Jorge desde, provavelmente, os meados do século XVII, ou seja, a partir do período da Restauração.

No entanto o culto a São Jorge é bastante mais antigo. Era conhecido em Lisboa desde o século XII, possivelmente trazido pelos cruzados do Norte da Europa que estiveram envolvidos na conquista da cidade em 1147.

A São Jorge foi dedicada uma das primeiras igrejas construídas após aquela data. Apesar de já destruída, localizava-se entre a Sé e as Portas do Sol e conhecem-se referência a ela desde 1165.

O santo foi invocado pelos lisboetas na defesa da cidade contra os castelhanos (agosto de 1384) e na batalha mais emblemática alguma vez ocorrida em território português – a batalha de Aljubarrota (14 de agosto de 1385).

Por estes motivos, o santo tornou-se patrono do reino, da nova dinastia de Avis e do seu primeiro representante, D. João I.

Só no século XVIII, e definitivamente a partir de 1821, é que a Irmandade de São Jorge foi instalada na igreja de Santa Cruz do Castelo, aproximando-a finalmente da mais importante referência patrimonial lisboeta dedicada ao santo: o castelo.