Agenda

Data

Abr 21 2024

Hora

10:00 - 17:00

Bafordos, Justas e Alardos

Como preparação para a guerra, quer os cavaleiros quer os seus homens de armas e respetivos escudeiros participavam regularmente em ações de treino para se prepararem para o combate. Focando os esquemas de treino assim como o combate campal das diferentes especializações de homem de armas que se poderiam encontrar nos campos de batalha do século XII, esta demonstração aposta na dinâmica das diferentes atividades representadas para envolver o público na vivência marcial da Idade Média.

Serão demonstradas sequências de treino para o soldado aligeirado, cavaleiro, lanceiro, etc., mostrando-se de seguida a maneira como estes guerreiros combatiam, separadamente e em conjunto, aproveitando as suas vantagens ao máximo enquanto tentam explorar as desvantagens dos adversários e procuram evitar que as suas sejam exploradas.

Será igualmente abordado o tema das Justas, quer no contexto judicial, mas também no contexto de treino e preparação para a guerra.

Terminando a demonstração, o público será convidado a juntar-se como parte da peonagem tentando rechaçar um cavaleiro ou homem de armas. Poderão igualmente experimentar o treino contra o estafermo.

Bafordos, Justas e Alardos
17 março, 21 abril | 10h – 17h
Demonstrações às 10h, 14h e 16h
M/5 | incluído no Bilhete do Castelo de São Jorge
Sem marcações

Artes Bélicas no Castelo
Bafordos, Justas e Alardos – 17 março, 21 abril
Tiro com arco e Besta – 19 maio, 16 junho
Bombardeiros da Nómina e a Invenção da Glória – 20 outubro, 17 novembro