O Serviço Educativo do Castelo de São Jorge é responsável pela divulgação do monumento nacional junto do público que o visita tendo em conta as faixas etárias, a diversidade das origens geográficas e o facto de 96% dos visitantes não dominarem o idioma autóctone.
A ação educativa, que segue a missão do Castelo, tem como eixo estruturante a construção de uma ampla consciência histórica e espacial a partir das múltiplas vertentes patrimoniais que caracterizam o monumento – arquitetónica, arqueológica, paisagística e imaterial – e das diversas leituras e múltiplos diálogos de aproximação a um público tão heterogéneo, que o mesmo proporciona.
O topo da colina onde se ergue o Castelo é um sítio privilegiado, palco de ocupações humanas sucessivas desde a Idade do Ferro até à atualidade. Com cerca de quatro hectares o sítio espelha a evolução da cidade de Lisboa, do país e das vivências mais emblemáticas da história de Portugal e da sua relação com o mundo.
Por isso constitui-se, ainda, como sítio privilegiado para o desenvolvimento de uma educação patrimonial e social estruturada, pautada pela criação de pontes geográficas e temporais que estimulem e divulguem conhecimentos e valores conscientes e inclusivos.
Destaca-se, ainda, como espaço privilegiado na cidade para encontros e reflexões, tão importantes nesta era globalizante e de diversidade cultural já que, tanto hoje como no passado, são múltiplas as culturas, as religiões, e as nacionalidades implantadas na cidade e no país.
Nessa medida, é importante a criação de elos de contacto entre a memória histórica do castelo e o conhecimento sobre a população que o visita.
Os programas educativos vigentes pretendem, através de diversas temáticas e abordagens, comunicar os
múltiplos aspetos do património material e imaterial, contando com a ação direta das atividades e materiais pedagógicos oferecidas, bem como criar diálogos outros que enriqueçam e potenciem as inúmeras facetas do conhecimento.
A Educação é, no Castelo de São Jorge, uma prioridade constante, que se faz notar através de uma atitude de descoberta, promovendo a aprendizagem e motivando para uma reflexão “aquém e além muralhas”.