D. Afonso V
D. Afonso V (1432 – 1481) foi décimo segundo rei de Portugal (1338-1481), o terceiro rei da segunda dinastia, também conhecida como dinastia de Avis.
Quando o seu pai, D. Duarte, morreu, D. Afonso V tinha apenas seis anos de idade. Era uma criança e, por isso, foi a sua mãe, D. Leonor de Aragão, e, mais tarde, o tio, D. Pedro, que assumiram o governo de Portugal. Em 1449, D. Afonso V venceu o tio na Batalha de Alfarrobeira e finalmente pôde reinar.
Quando estava em Lisboa o monarca costumava ficar no Paço da Alcáçova e, por isso, empreendeu várias obras com o objetivo de tornar o palácio mais confortável e a seu gosto. Mandou construir uma biblioteca com muitos livros e comprou mobiliário para o arquivo que ficava numa das torres do castelo, conhecida por Torre do Tombo;
No Paço Real da Alcáçova realizou-se o casamento da sua irmã, D. Leonor, com Frederico III, imperador da Alemanha. E a 3 de maio de 1455, numa das salas do palácio, nasceu D. João II, filho de D. Afonso V e futuro rei de Portugal.
Sabias que…
D. Afonso V tinha dois leões de África numa sala própria que ficou conhecida como a Casa dos Leões? E que ter animais selvagens era, então, uma moda entre os monarcas europeus?