D. Fernando I
D. Fernando I (1345-1383) foi o nono rei de Portugal e o último da primeira dinastia (1367-1383).
Envolveu-se em guerras com o reino de Castela e, durante o seu governo, assinou-se o primeiro tratado de amizade entre os reinos de Portugal e Inglaterra (1373) – a mais antiga aliança do mundo.
Durante a segunda guerra com Castela, a cidade de Lisboa foi cercada; por isso, o rei mandou construir uma nova muralha para a defender – a cerca fernandina. Edificada entre 1373 e 1375, a muralha percorria 4700 metros, tinha 76 torres e mais de 30 portas e postigos.
Partem, da zona da Alcáçova do Castelo, os novos lanços noroeste e nordeste da nova muralha que integrava, e defendia, os arrabaldes oriental e ocidental do perímetro urbano.
Em 1382 estiveram em Lisboa soldados ingleses, entre os quais o Conde de Cambridge, filho do rei de Inglaterra, que foi recebido, no Paço da Alcáçova, por D. Fernando.
Com a sua morte e sem herdeiro varão, o reino viveu um período de grande instabilidade que culminou na Crise Dinástica de 1383-1385.
Sabias que…
O cronista Fernão Lopes conta-nos que D. Fernando era bem constituído e bem-parecido. Foi por isso que ficou conhecido com o cognome de “O Formoso” ou de “O Belo”.