Agenda

Outros Eventos

Data

Mar 04 2023
Expired!

Hora

9:30 - 15:00

Colóquio – Reversibilidade dos Espaços Sagrados. Al-Andalus e Mediterrâneo Ocidental (XI-XIII)

Reversibilidade dos Espaços Sagrados
Al-Andalus e Mediterrâneo Ocidental (XI-XIII)
Colóquio

2 – 3 março | Faculdade de Letras Universidade de Lisboa
3 março | Gabinete de Estudos Olisiponenses
4 março | Castelo de São Jorge

Entrada Livre

Organização: Hermenegildo Fernandes; Jacinta Bugalhão; Manuel Fialho
CH-ULisboa | UNIARQ-ULisboa | GEO-CML

A partir de um debate sobre as recentes descobertas arqueológicas no claustro da Sé de Lisboa, interrogamos aqui a reversibilidade dos espaços sagrados como forma simbólica de tomada de posse política e social. O ponto de partida determina a cronologia, as escalas de observação, assim como o problema dominante em estudo. Os limites cronológicos, em linha com os dos níveis recém-descobertos do claustro da Sé, imediatamente anteriores e imediatamente posteriores à conquista cristã da madina Ushbuna em 1147 (em todo o caso anteriores a 1300), correspondem grosso modo ao período do refluxo do al-Andalus face à pressão militar dos reinos cristãos (1064-1249). Esse momento determina uma importante reafectação dos espaços sagrados, com a transformação de muitas mesquitas em igrejas. Como e qual a extensão desse processo são as perguntas que procuraremos aqui responder. Alguns paralelos com exemplos preliminares de reversibilidade dos espaços, sobretudo aqueles que decorrem das conquistas islâmicas no Mediterrâneo e na Hispânia (séculos VII-IX) serão também ensaiados. A observação parte da escala local que é a de Lisboa, para o conjunto do Gharb, o al-Andalus, mas também a África e a Sicília, procurando-se regularidades e diferenças. A abordagem necessariamente interdisciplinar junta os contributos cruzados de historiadores, arqueólogos e historiadores de Arte.

4 de Março – Castelo de S. Jorge – Programa:
Sessão 9 – Moderação Susana Gómez Martinez (UÉ|CAM-CEAACP)
9:30-10:00 “Ejemplos de reversibilidad y no reversibilidad de los espacios sagrados cristianos en el sureste del temprano al-Andalus”. Daniel Montiel Valadez (U. Granada)
10:00-10:30 “Motivações e expressões de poder: a reversibilidade do sagrado nos casos de Palmela e de Alcácer”. Isabel Cristina Fernandes (GEsOS – Município de Palmela | UÉ-CIDEHUS | IEM NOVA)
10:30-10:45 Debate
10:45-11:00 Intervalo 15min
Sessão 10 – Moderação Josep Torró (U. Valencia)
11:00-11:30 “Os espaços do rei na Lisboa medieval: o protagonismo da Alcáçova (séculos XIII- XV)”. Amélia Andrade (IEM – NOVA)
11:30-12:00 “Las mezquitas andalusíes y sus alrededores tras la conquista cristiana. Transformaciones y pervivencias”. Susana Calvo Capilla (U. Complutense Madrid)
11:30-12:30 Debate de Encerramento
12:30-13:00 – Encerramento – Arqueóloga Maria Antónia Amaral, Diretora do Castelo de S. Jorge| Organização do Colóquio RESAM.
13:00-15:00 Intervalo
15:00 Visita guiada ao Castelo