Skip to main content
Notícias

O Castelo de São Jorge agora mais acessível a pessoas com deficiência visual

O Castelo de São Jorge é um dos marcos da cidade de Lisboa, um dos monumentos mais visitados. No âmbito do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na área da Acessibilidade e da Inclusão, um dos eixos prioritários, inclui agora visitas guiadas que respondem às necessidades dos visitantes com deficiência visual (pessoas cegas e com baixa visão).

A partir do mês de outubro, as pessoas com deficiência visual poderão participar em visitas guiadas com audiodescrição. A audiodescrição é uma descrição verbal que procura tornar os elementos visuais acessíveis. Assim, ao mesmo tempo que os visitantes recebem informações sobre a história do monumento, sobre o seu património cultural e natural, os visitantes com deficiência visual terão acesso também aos elementos visuais que compõem este património.

A preparação destas visitas foi feita com o apoio da Acesso Cultura, associação cultural fundada em 2013, que promove o acesso físico, social e intelectual à participação cultural. A equipa do Serviço Educativo do Castelo recebeu ainda formação em audiodescrição, para melhor conhecer o recurso e a sua aplicação.

A acessibilidade e a inclusão são um eixo prioritário para o Castelo de São Jorge. Todos os meses, propomos várias atividades destinadas às famílias e preparadas para acolher participantes com necessidades específicas. Partindo das diversas realidades e características do Castelo, organizam-se programas que, embora abertos a todos, são especificamente preparados para participantes com mobilidade condicionada, com deficiência intelectual e com deficiência visual.

A intenção é que todas as pessoas acedam a toda a informação sobre o património cultural e natural do Castelo de São Jorge!


Mais notícias

Torre ocidental recuperada

A vista de Lisboa acabou de ficar mais bonita! Terminaram as obras de recuperação da torre ocidental do castelo, e pudemos, por fim, desmontar os anda